A importância da socialização no aspecto profissional

O home office é, por si só, muitas vezes, uma rotina solitária. As pessoas quando trabalham neste esquema tendem a ficar sozinhas em casa, até para que possam render melhor.

Quando não é possível ficar em um ambiente sozinho, quem faz o home office costuma escolher cômodos da casa para simular um escritório e passa longas horas do dia ali. Algumas vezes até mesmo entrando pela noite.

O que pode ser visto como alta produtividade por alguns pode significar danos a outros, já que a solidão machuca e pode até mesmo prejudicar nosso contato com o mundo exterior.

Por isso, é muito importante manter a socialização sempre ativa no âmbito profissional, mesmo que você trabalhe em esquema de home office. Não sabe como fazer isso? Confira esse texto. Aqui lhe mostramos o caminho a seguir. Confira.

Como saber que a solidão está se tornando um problema?

Muitas vezes, estamos tão imersos em nosso trabalho que não percebemos o quanto a rotina solitária está no fazendo mal. Por isso, é muito importante observar alguns sinais para evitar que a solidão se torne um problema.

Por exemplo, quando você começa a sentir tédio em boa parte do dia, mesmo quando está tomado de trabalho ou se sente sem vontade de interagir com outras pessoas ou mesmo em conhecer os fatos externos, isso é um sinal de alerta.

O mesmo vale quando você começa a comer cada vez mais, mas sem apreciar o sabor de cada prato. Ou pior, percebe que sua comida acabou porque simplesmente você não pode “desperdiçar” um tempo de seu dia resolvendo esse tipo de problema.

A solidão no home office pode se tornar um problema também quando você nota que não comprou roupas recentemente ou, ainda, que está desatualizado com tendências, novas tecnologias ou mesmo notícias importantes do setor em que você atua.

Além disso, quem passa muito tempo mergulhado no trabalho solitário pode ter dificuldades em se expressar ou articular seus pensamentos e, ainda, se sentir muito cansado na maior parte do dia.

Como socializar para evitar a solidão do home office?

No home office, estar sozinho muitas vezes é inevitável. Mas isso não significa que você precise ser uma pessoa solitária. Existem algumas práticas diárias que podem amenizar essa sensação.

Uma delas é manter o contato frequente com outras pessoas. Se você não pode sair com frequência, a internet é uma ótima forma para isso. Redes sociais, ligações, mensagens via whatsapp ajudam a quebrar a solidão. Tome cuidado apenas para não se perder na conversa durante o expediente. Fale, mas com moderação.

Ligações

Mandar mensagens de texto não é com você? Então a ligação telefônica pode ser uma ótima alternativa. Que tal reservar um tempinho do seu dia, depois do expediente, por exemplo, para bater um papo com aquele amigo de trabalho que você não vê há um tempo, para saber das novidades? Assim você fortalece a amizade e ainda mantém seu network sempre ativo.

Passeios

O home office não é uma prisão. Não é porque você está trabalhando em casa que não pode sair. Dar uma volta, aliás, pode ser uma ótima ideia para quem precisa relaxar um pouco. Então, que tal incluir esse hábito antes de começar a trabalhar?

Uma caminhada no início do dia lhe ajudar a começar sua rotina com mais clareza e um pouco mais contente, por ter visto o mundo exterior e ter interagido com outras pessoas.

Outra forma interessante de socialização é frequentar o comércio local durante os intervalos de seu home office. Assim, você consegue abastecer sua casa com os itens que falta e ainda saber das novidades da região. Uma ótima maneira de saber o que está acontecendo e ainda retirar um pouco a cabeça apenas do trabalho.

Som ambiente

Embora algumas pessoas prefiram trabalhar em silêncio, a ausência de barulho pode aumentar o sentimento de solidão. Então, para garantir um pouco de conforto, é recomendável sonorizar seu ambiente de trabalho.

Escolha uma música que lhe agrada ou um programa de TV informativo e coloque o aparelho com um volume adequado, para não lhe distrair. Assim, você consegue trabalhar com mais alegria e, ainda, saber das novidades mais importantes, agregando qualidade ao seu trabalho.

Com esses truques, a solidão do home office não chegará até você.