Qual a importância de ter endereço fiscal e endereço comercial quando se está iniciando uma empresa?

Endereço fiscal

Quando você começa uma empresa, principalmente quando se trata de um pequeno negócio, é muito importante ficar atento a diferentes detalhes. Um deles é o endereço fiscal e o endereço comercial.

Com a facilidade com que se cria um MEI (microempreendedor individual), muitas pessoas que se aventuram no empreendedorismo acreditam que basta ter o número do certificado que você já tem uma empresa.

Embora essa seja uma parte importante da burocracia que é ter um negócio próprio no Brasil, precisamos dizer que ter um endereço comercial e um endereço fiscal deixa tudo muito profissional.

E, para provar isso, preparamos um texto explicando a importância de cada um deles. Confira.

O que é o endereço fiscal e endereço comercial?

Antes de falarmos sobre a importância de ter um endereço fiscal e um endereço comercial, é preciso fazer a pergunta chave: você sabe do que estamos falando? Se disser que não, fique tranquilo. Preparamos exatamente um tópico para lhe explicar o que é.

O endereço fiscal é um endereço jurídico que você fornece no ato da criação da sua empresa para dizer às autoridades que seu registro empresarial não é uma mentira. A empresa realmente existe.

No início, esse endereço fiscal costumava ser a casa dos empreendedores, saída muito usada por quem se arrisca como MEI. Mas, recentemente, o coworking tem se mostrado uma boa alternativa quando se busca um endereço fiscal.

Isso porque, além de poder trabalhar de forma remota em sua casa ou vir a alguns dias a este local, por exemplo, garantindo assim que sua empresa tem como endereço de registro um espaço físico e com uma estrutura que pode, inclusive, fazer a gestão de suas correspondências, evitando assim que nenhuma delas se perca.

Agora o endereço comercial é aquele que constará em seus cartões de visita. É o lugar onde o cliente lhe achará e onde você fará reuniões com potenciais clientes para fechar negócios.

Aqui, colocar o endereço de sua casa pode não ser uma boa ideia, afinal passará a ideia de amadorismo. Então, se você não tem um escritório fixo, usar o coworking como endereço comercial pode ser uma alternativa interessante e que vai profissionalizar o seu negócio.

Por que eu devo ter um endereço fiscal e endereço comercial quando estou começando minha empresa?

Apesar das explicações que trouxemos aqui, algumas pessoas ainda podem se perguntar qual a importância de investir em um endereço fiscal e comercial para o seu negócio que mal se firmou, acertei?

Bem, se você tem se feito essa pergunta, e acha que deixar sua casa como esses dois pontos pode ser uma saída, vamos te mostrar algumas razões que vão lhe fazer mudar de ideia.

Uma destas razões é a economia. Quando você escolhe um coworking para ser seu endereço fiscal e comercial, por exemplo, você economiza dinheiro. Afinal, não precisará gastar com aluguel de espaço se a atividade que você exerce não necessita de um ponto físico.

Para a realização de reuniões ou encontros esporádicos, alugar uma sala em um coworking sairá bem mais em conta do que o aluguel mensal de uma sala comercial, mais as taxas que costumam ser cobradas, como seguro ou condomínio.

Conforme comentamos antes, o endereço fiscal e o endereço comercial em um coworking ajudam, ainda, na gestão de correspondências. O espaço será o responsável por receber tudo o que chegar para sua empresa, desde cartas a encomendas. Então, você não precisará se preocupar se tem alguém para receber um documento importante, por exemplo.

E, como essa já é uma atribuição do coworking, você não pagará nada a mais por isso, ao contrário de quem decide alugar uma caixa postal, por exemplo, que tem de arcar com a mensalidade do serviço.

E, ainda, você não precisa ir lá com tanta frequência. Basta combinar com o administrador do coworking uma rotina de visitas ou pedir para ser avisado sempre que uma correspondência muito importante chegar. Desta forma, você se locomove apenas quando for necessário.

Além destas razões, ter um endereço fiscal e comercial é importante em um coworking facilita seu dia a dia na hora da mudança. Imagine se mudar de casa e ter de alterar todos os endereços? Pense no transtorno se você faz isso com certa frequência?

Por isso, ter esses dois endereços no coworking evita que você perca tempo atualizando todos os seus documentos.